Quartas Literárias

Encontros semanais para quem escreve ficção compartilhar suas histórias e receber orientações.

Com George Amaral e Marcella Mattar

Venha compartilhar suas ideias e histórias com outras pessoas que escrevem, ouvir críticas e sugestões e participar das discussões sobre os outros textos do grupo, com a mediação e orientação de dois profissionais.

O objetivo das Quartas Literárias é ser esse espaço de encontro e troca de experiências para quem escreve ficção em prosa, seja um romance ou contos e crônicas. Você poderá, por exemplo, ler um capítulo ou excerto, apresentar uma ideia de outline ou discutir a profundidade de um personagem. Após cada reunião, os mentores enviarão por escrito os comentários gerais e sugestões específicas para quem fez as leituras do dia.

Os encontros, sempre às quartas, contarão com uma breve reflexão introdutória para aquecer a noite, seguida das leituras e discussões sobre os textos. Além disso, conforme surgir a necessidade, os mentores abordarão conceitos e técnicas de escrita ou passarão exercícios para o grupo.

Haverá um rodízio de leituras, para que a participação seja equilibrada. Esse combinado será feito no primeiro dia, de acordo com o número de participantes e os objetivos individuais.

É importante que quem for realizar a leitura envie o arquivo para os mentores e leve cópias do texto para as demais pessoas poderem acompanhar.

Temas

Alguns temas para reflexão que abordaremos durante os encontros, antes de cada participante fazer a leitura de trechos de suas obras:

  • Por que escrevo;
  • Para quem escrevo;
  • Planejamento da escrita;
  • Onde começar uma história;
  • Como terminar uma história;
  • A autocrítica do bem;
  • Ócio criativo e procrastinação;
  • A saga do estilo individual;
  • Escrever além do gênero literário;
  • O dia a dia da escrita;
  • Como encarar críticas positivamente;
  • A superação da publicação anterior;

Local

Baderna Bar – Rua Oscar Freire, 2529, em frente ao Metrô Sumaré.

Os encontros serão em uma sala no segundo andar no Baderna Bar. Eles oferecem um cardápio com comidas e hambúrgueres veganos, cervejas e drinks que deixarão as Quartas Literárias ainda mais interessantes!

Quando

De 15/05 a 31/07 de 2019 – 12 encontros.

Quartas-Feiras, das 19h30 às 21h30.

Vagas

Mínimo de 4 e máximo de 8 pessoas.

Investimento

Inscrições até 30/04: Três parcelas de 210,00.

De 01/05 a 14/05: Três parcelas de 240,00.

Pagamento no cartão de crédito (PagSeguro) ou via depósito em conta.

Observações:

  • Bolsas: ofereceremos uma bolsa de 50% para mulheres negras, indígenas ou pessoas trans.
  • A formação da turma depende da inscrição de pelo menos quatro pessoas.
  • Desistências após 14/05: Devolveremos o valor proporcional à quantidade de encontros não assistidos, com o decréscimo de uma multa de 30%.

Dúvidas e informações: ideiasavapor@gmail.com

Inscrições encerradas.

Preencha o formulário caso tenha interesse e entraremos em contato assim que outra turma abrir.

Mentores

Marcella Mattar

Escritora profissional com formação em Letras pela PUC-RS. Frequentou oficinas literárias em Porto Alegre e em Buenos Aires. Nascida na Escócia, mas passou a vida no Rio Grande do Sul. Hoje, por opção, trabalha no eixo Rio – São Paulo. Em 2010, com apenas dezenove anos, ganhou um concurso do Estado do Rio Grande do Sul que selecionou seu primeiro livro para publicação: O movimento do oceano (contos). Alguns anos depois, publicou o segundo livro, o romance A Ausência que Preenche Tudo. Já atuou e publicou como tradutora literária, professora de português para estrangeiros, revisora textual de revistas científicas, e tudo que se possa imaginar no mundo das Letras. Atualmente trabalha como ghostwriter de autobiografias ficcionais e se dedica a projetos artísticos próprios.

Website: www.marcellamattar.com

George Amaral

Escritor, ilustrador e designer. É Publicitário e Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo – USP, Especialista em Roteiro Audiovisual pela PUC-SP e Designer Gráfico formado pela Escola Panamericana de Arte. É membro do conselho editorial da Revista Fantástika 451.

Já publicou treze livros como ilustrador, no Brasil, EUA e Noruega, e realizou projeto e diagramação de mais de trinta livros. Participou como roteirista nos curtas-metragens Retratos Anônimos, 2015 (selecionado para o 27º Festival Kinoforum) e Depois Daquele Trem, 2014 (exibido na Mostra Sesc de Cinema Paulista e no Programa Pontos MIS 2014). Publicou os contos Momentos Engarrafados, 2012, Editora Estronho, e Código Fonte, 2014, Revista Trasgo, e as histórias em quadrinhos O Lobo Mau, 2009, na Revista Subervos, e Day Old, 2009, em publicação independente nos EUA.

Foi professor de dramaturgia no projeto 1ª Cena, da ONG Usina dos Atos, quando ministrou aulas para jovens e orientou a produção do roteiro para três peças, Reais Interesses, Escola de Magia e As Cartas, encenadas em 2012. Hoje atua como consultor e mentor literário.

Durante o mestrado na FFLCH-USP, especializou-se nos gêneros fantasia, ficção científica e horror, com a dissertação “Novo Estranhamento e Consciência Social em Estação Perdido, de China Miéville”. Sua pesquisa acadêmica aborda das possibilidades de reflexão crítica proporcionadas pelo estranhamento inerente às narrativas fantásticas, pelo viés da psicanálise, teoria literária e teoria cultural materialista. Tem artigos acadêmicos publicados na Revista Margem Esquerda nº 31, da Editora Boitempo, e na Revista Abusões, da UERJ.

Website: www.georgeamaral.com.br

Apoio: